Lições para ensinar para as crianças durante as Olímpiadas

Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016

Tenho várias lembranças de Olimpíadas da minha infância. Os mascotes, a beleza das cerimônias de abertura e encerramento, a torcida pelos brasileiros… E apesar de todos os problemas, aposto que vamos curtir muito as Olimpíadas no Brasil. E esse também é um ótimo momento para ensinar algumas coisas valiosas para as crianças. O mais óbvio, é claro, é o incentivo a prática de esportes. Mas há outras lições menos evidentes mas não menos importantes.

Fale sobre INSPIRAÇÃO: a Olimpíada é um momento que impressiona pela superação dos limites do corpo humano. Fale sobre a dedicação e sacrifício exigidos para se tornar um atleta olímpico.
Pergunte: Você está disposto a trabalhar duro para conseguir seus objetivos?

Fale sobre POLÊMICA: Todos os Jogos Olímpicos incluem algum tipo de controvérsia – um atleta é desqualificado, os problemas da organização, etc.
Pergunte: Se você fosse responsável por isso, como lidaria com a polêmica?

Fale sobre BASTIDORES: Jornalistas que fazem a cobertura dos Jogos Olímpicos adoram descobrir histórias inspiradoras sobre atletas que superaram obstáculos para alcançar seus objetivos. Aproveite essas histórias para falar com seus filhos sobre perseverança.
Pergunte: Qual seria sua história de bastidor?

Fale sobre TRABALHO EM EQUIPE. Assistir aos esportes de equipe pode ser uma grande oportunidade para mostrar como a contribuição de todos é a chave para o sucesso de uma equipe. Ajude as crianças a fazer a conexão entre o trabalho em equipe nos esportes e outros esforços de colaboração, como um trabalho de grupo da escola.
Pergunte: O que faz um bom companheiro de equipe?

Fale sobre COMPETIÇÃO. Vencer é ótimo e as crianças se identificam com os grandes atletas, exibindo suas medalhas com orgulho. Mas destaque os outros atletas também. Isso pode ajudar as crianças a desenvolver a empatia e reforçar a ideia de que ganhar não é tudo.
Pergunte: Qual é a diferença entre bom e mau desportivismo?

Fale sobre MUNDO: Os Jogos Olímpicos oferecem a oportunidade perfeita para aprender mais sobre outros países. Identificar as bandeiras, tradições culturais, falar sobre países e continentes. Fale também sobre as origens e os objetivos dos Jogos Olímpicos.
Pergunte: O que você aprendeu sobre outro país ou cultura que você não sabia antes?

Fale sobre PUBLICIDADE: A Olimpíada é uma enorme oportunidade de publicidade para os comerciantes. Se possível, grave os eventos e pule os anúncios publicitários. Com crianças mais velhas, fale sobre a relação entre atletas e empresas e por que eles dependem uns dos outros. Aponte eventuais ironias – como um anúncio que mostra um atleta comendo fast food.
Pergunte: Quantos anúncios você viu durante o evento, e que eles estão vendendo?

Adaptado de 7 Things Kids Will Remember Forever from Watching the Olympics With You, por Common Sense Media/Working Mother

Imagem: Marcos de Paula/ Rio 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s