Como ensinar boas maneiras para crianças

Como ensinar boas maneiras para crianças-

Ser bem educado não sai de moda e talvez poucas coisas sejam tão elegantes quanto a gentileza. Mas o que ensinar e como ensinar boas maneiras para as crianças? Algumas dicas simples podem ajudar:

1- Defina seus padrões de boas maneiras: mães e pais devem avaliar seus próprios padrões e decidir o que gostariam de ensinar para suas crianças. Esse é um passo importante. Embora muitas coisas sejam aprendidas pelo exemplo, como educadores não podemos esperar que as crianças simplesmente aprendam por osmose. Algumas coisas são obrigatórias, como, por exemplo, dizer obrigado. Outras, como chamar ou não os mais velhos com um senhor/senhora dependem da cultura de cada um. Ao definir o que você espera da criança, fica mais fácil ensiná-la.

2- Ensine no momento certo: nunca é cedo para ensinar a dizer por favor e obrigado. Outras normas sociais mais complexas podem esperar um pouco. Por volta dos 4 anos de idade, as crianças já têm a compreensão necessária para começar a aprender regrinhas de etiqueta mais complexas.

3- Ensine de maneira lúdica: essa dica vale sempre quando se fala de crianças, especialmente as menorzinhas. Uma sugestão é fazer um teatro, primeiro entrando em uma sala sem falar nada, depois dando respostas curtas e depois tendo uma boa conversa. Faça a encenação e pergunte a criança como ela se sentiu em cada situação. Brincadeiras de faz-de-conta podem ser também uma ótima forma de ensinar bons modos à mesa, como receber, como se comportar durante uma visita, na escola e por aí vai. Aproveite esses momentos para chamar a atenção das crianças para o comportamento que você deseja que elas tenham em cada situação.

4- Não castigue a criança por se esquecer de uma regra: trate esquecimentos e pequenos erros como forma de aprendizado futuro e evite recriminar na frente de outras pessoas. Aliás, há uma regra corporativa que super funciona em família também: elogie em público, critique de forma privada.

5 – Coloque em prática seu discurso: seja coerente, não adianta esperar da criança um comportamento que você não tem. Faça o que diz e eduque pelo exemplo.

Fonte: Pop Sugar Moms

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s