Receitas vegetarianas para crianças

Sou quase vegetariana. Quase porque o trabalho me obriga a comer fora de casa frequentemente e encontrar opções saudáveis e equilibradas na rua não é tarefa das mais fáceis. Ai vai um franguinho, peixe ou ovo. Carne vermelha eu não como. Mas não passei isso para meus filhos. Eles comem de tudo.

Mas por essas minhas preferências alimentares, amo a ideia da Segunda Sem Carne. É um movimento presente em vários países do mundo que propõe uma ideia simples: eliminar a carne do cardápio da segunda-feira. Os benefícios são enormes: o excesso de proteína animal é frenquentemente associado a doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, câncer e diabetes. Além disso, a agropecuária de larga escala é um grande problema ambiental da atualidade, pois demanda uso intensivo de água e de alimentos vegetais, é poluente e responsável por grande parte do desmatamento de nossas florestas. Mas não precisa parar de comer carne não: reduzir seu consumo já tem grandes benefícios.

MAIS: O Leite da Vaquinha

Para as crianças, um dia vegetariano é uma ótima oportunidade de variar nutrientes e ter uma alimentação saudável e natural. Quer tentar? Aí vão algumas dicas de receitas que têm tudo para ser sucesso com os pequenos.

1- Polenta com molho bolonhesa vegano, receita Presunto Vegetariano. A proteína de soja é um clássico da alimentação vegetariana, mas se mal preparada… Eca! Não é o caso dessa receita, que também tem tudo para ser sucesso trocando a polenta pela macarronada. Se você prefere evitar os transgênicos, uma boa dica é comprar a soja da marca Mãe Terra.

2- Hambúrguer de batata-doce e quinoa, receita Casa e Jardim. A batata-doce é um carboidrato do bem e a quinoa é riquíssima em proteínas. Pode ser servido como sanduíche, mas também é ótimo para acompanhar o arroz e feijão da criançada.

3- Falafel, receita Bela Gil. O falafel é um bolinho árabe a base de grão-de-bico, outra fonte rica em proteínas vegetais e em ferro. A Bela sugere acompanhar com molho de tahine, mas as crianças certamente amariam com catchup caseiro.

4- Quiche de brócolis, receita M de Mulher. O brócolis é boa fonte de proteína, de vitamina C e riquíssimo em cálcio, ótimo para as crianças que precisam muito desse nutriente para crescer.

5- Quibe vegetariano, receita Começar Saudável. Esse quibe é recheado com queijo minas, que poderia ser trocado por tofu para uma versão vegana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s