Recentemente entrevistei algumas colegas sobre como conciliar maternidade e carreira. A entrevista foi feita para um blog interno da empresa onde trabalho. Todas as mulheres entrevistadas são mães, com filhos ainda crianças e que também têm sido muito bem sucedidas em suas carreiras. E essas são as principais dicas que capturei no papo com elas:
- Seja eficiente: se tempo é um bem precioso para qualquer ser humano, para quem é mãe, o tempo é um tesouro dos mais valiosos. Por isso, foco e eficiência são fundamentais. As dicas são: valorize cada minuto de seu dia no trabalho, planeje e organize as tarefas a serem realizadas, tenha foco e não perca tempo com o que não for realmente importante.
- Pai parceiro: Içami Tiba, no clássico Quem Ama Educa, diz que a mãe sobrecarregada “não precisaria ser 100% mãe. Poderia ser só 50% se os outros 50% fossem complementados pelo pai”. Uma divisão mais igualitária de tarefas é boa para a mãe, cria laços mais estreitos entre pai e filhos e aproxima o casal.
MAIS: Mãe e profissional: como a maternidade afeta sua carreira?
- Momentos mãe-criança: planeje em sua agenda momentos entre você e sua criança. No dia a dia, se for necessário, bloqueie sua agenda para conseguir levar a criança à escola ou voltar a tempo de jantar com ela ou dar banho. Também se lembre de planejar com antecedência alguns momentos especiais de diversão em família para os finais de semana, feriados e férias.
- Aceite que você não é uma Mulher Maravilha: delegue atividades e aceite ajuda, sem tentar ter controle total sobre tudo o que acontece. Dessa forma, você diminui a frustração por estar no trabalho preocupada com a família e estar em casa preocupada com o trabalho.
Muito boas as dicas Débora. Realmente conciliar maternidade e carreira é um desafio desde o início. No nosso blog nós publicamos um artigo com dicas sobre gravidez e trabalho. Afinal manter a imagem profissional de maneira confortável é ainda mais necessário durante a gestação. Aqui nosso blog: http://bit.ly/bellyblog
Parabéns!
CurtirCurtir