O legado de uma mãe que trabalha fora

Mães que trabalham

Fui criada por uma mãe que trabalhava fora. Na verdade, fui criada em uma família de mulheres fortes e trabalhadoras. E talvez por isso nunca fez muito sentido para mim uma mulher ser somente dona de casa ou abandonar a profissão após a chegada dos filhos. Até que me tornei mãe e passei a entender completamente a opção de quem decide fazer do cuidado com a família sua opção de vida.

Mas a verdade é a seguinte: quando nasce uma mãe, nasce uma culpa! Qualquer cenário, trabalhar fora ou não, seja por opção ou por necessidade, tem seus prós e contras e consequentemente trás consigo uma bela dose de renúncias. E  eu, mãe com um emprego, lido todos os dias com esses prós e contras da minha escolha.

Por isso, foi legal descobrir um estudo feito pela universidade de Harvard que aponta que ser criado por uma mãe que trabalha fora tem efeitos positivos na vida adulta, especialmente no caso das meninas. A pesquisa realizada entre os anos de 2002 e 2012, avaliou 50.000 pessoas, com idades entre 18 a 60 anos e concluiu que mulheres com mães que trabalham fora tiveram melhor desempenho profissional, ganhando em média 6% mais e possuindo melhores cargos do que aquelas cujas mães ficavam em casa – 21% das mulheres criadas por mães que trabalhavam fora tinham cargos de chefia, contra uma média de 18% das criadas por donas de casa.

MAIS: As lições da vida corporativa para ser uma mãe mais eficiente e feliz

Já no caso dos meninos, não foram encontradas diferenças significativas no desempenho profissional entre aqueles que são filhos de mães que trabalhavam fora ou não. Entretanto, os pesquisadores verificaram que homens cujas mães trabalhavam eram mais participativos nas tarefas domésticas de suas próprias casas quando adultos. Entre os pesquisados, aqueles que tinham mães que trabalham dedicavam quase duas vezes mais horas em cuidados com sua família e crianças do que aqueles oriundos de famílias mais tradicionais (16 horas semanais contra 8,5 horas).

Portanto, se você é uma mãe que se desdobra para conciliar carreira e maternidade, saiba que seu esforço de prover uma melhor vida para seus filhos também deixa um importante legado para o futuro de suas crianças.

 

2 comentários sobre “O legado de uma mãe que trabalha fora

  1. Pingback: Como uma menina | maternidade hoje

  2. Pingback: Mães que inspiram: Jessica Alba e sua empresa de 1 bilhão de dólares | maternidade hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s