O que fazer com um pequeno que parece estar disperso o tempo inteiro, que não consegue focar em uma atividade?
Com certa frequência, em meu trabalho e socialmente, sou abordada desta maneira. Este comportamento às vezes pode ser um TDAH e acomete algumas crianças em idade escolar.
É difícil para as famílias de modo geral receberem a notícia de que algo está impedindo que seu (sua) filho(a) consiga se desenvolver como a maioria das outras crianças. Este assunto é bastante complexo e merece muitos esclarecimentos pois muitos são os envolvidos: os pequenos, seus responsáveis e a escola que frequentam.
MAIS: Um abraço, por favor
Para se diagnosticar este transtorno, muitos fatores precisam ser levados em conta.
Minha intenção em partilhar um pouquinho do meu conhecimento sobre este assunto é que possa ser feita uma reflexão sobre o tema e ajude na tomada de medidas que possam auxiliar os pequenos juntamente com seus cuidadores e outros envolvidos no processo de formação dos mesmos para o enfrentamento da situação.
Para começar, qualquer dificuldade emocional ou de aprendizagem que uma criança apresente na escola deve ser valorizada. As mudanças comportamentais normalmente possuem uma causa e na primeira infância costumam afetar outras esferas da vida e precisam ser tratadas.
Medidas como uma avaliação médica e psicológica tão logo apareçam algumas das dificuldades acima citadas muito auxiliarão no direcionamento do tratamento.
Em breve trarei um pouco mais de dados descritivos encontrados na literatura para melhor esclarecimento a respeito deste assunto.
Dúvidas sobre o tema? Comente ou escreva para a gente.