Coisa linda essa reportagem feita pelo Jornal Nacional: as crianças japonesas e suas mochilas (praticamente iguais!) que as acompanham pelos 6 anos do ensino fundamental de lá. Tudo a ver com outros papos que tivemos por aqui – Menos brinquedos, mais brincadeiras e Consumismo Infantil.
A mochila é simples, tradicional e como tudo que tem história, trás consigo várias lições. Para começar, vai na contramão do fast-fashion, do consumo de bens de pouca qualidade que esgotam recursos naturais de forma irresponsável e geram montanhas de lixo por aí. O tal do “barato que sai caro”, para você que comprou e para o planeta também. E ainda evitam acessos consumistas para ter a mochila com o personagem da vez – mesmo quando a antiga ainda está em bom estado.
Isso é sustentabilidade! E vale lembrar que esse termo é mais amplo do que ecologia. É o tal tripé que envolve também os aspectos econômicos e sociais. Ou seja, para educar de forma sustentável, precisamos ensinar às nossas crianças o respeito ao meio ambiente, a responsabilidade com o dinheiro e o bom convívio social.
E isso tudo está de uma forma ou outra nessa reportagem, no exemplo de uma simples mochila…