As mochilas das crianças japonesas

Coisa linda essa reportagem feita pelo Jornal Nacional: as crianças japonesas e suas mochilas (praticamente iguais!) que as acompanham pelos 6 anos do ensino fundamental de lá. Tudo a ver com outros papos que tivemos por aqui – Menos brinquedos, mais brincadeiras e Consumismo Infantil.

A mochila é simples, tradicional e como tudo que tem história, trás consigo várias lições. Para começar, vai na contramão do fast-fashion, do consumo de bens de pouca qualidade que esgotam recursos naturais de forma irresponsável e geram montanhas de lixo por aí. O tal do “barato que sai caro”, para você que comprou e para o planeta também. E ainda evitam acessos consumistas para ter a mochila com o personagem da vez – mesmo quando a antiga ainda está em bom estado.

Isso é sustentabilidade! E vale lembrar que esse termo é mais amplo do que ecologia. É o tal tripé que envolve também os aspectos econômicos e sociais. Ou seja, para educar de forma sustentável, precisamos ensinar às nossas crianças o respeito ao meio ambiente, a responsabilidade com o dinheiro e o bom convívio social.

E isso tudo está de uma forma ou outra nessa reportagem, no exemplo de uma simples mochila…

Jornal Nacional - mochilas das crianças japonesas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s