Vai benzê esse menino

Quem nunca escutou sermão de mãe, sogra, tia, vizinha dizendo para ir benzer o filho? Eu já, e mesmo sem saber dos reais efeitos, acabei sendo vencida pelo cansaço, e levei! Na minha santa ignorância o benzimento servia somente para aqueles com sérios problemas, e, graças à Deus, eles nunca chegaram por aqui.  O fato é que quebrante, mal olhado, doença, susto, choro em demazia podem todos ser amenizados ou curados com o benzimento.

Não entendo muito dos ritos, mas conheci duas formas de benzimento. Na primeira, a senhora fez um trabalho com cera. Geralmente, a imagem que sair do derretimento da cera enquanto se reza é o “diagnóstico”. O nosso caso foi a imagem de um cachorro (que eu juro, não consegui enxergar). Acho que bebê assustado com latido de cachorro deve ser um diagnóstico bastante comum nesse tipo de benzimento. A segunda foi bem mais light, uma outra senhorinha católica do interior do Paraná, fez o sinal da cruz e rezou. Apenas seguiu um rito de palavras bonitas e confortantes com o sinal da cruz no final.

Vai benzê esse menino

Imagem: Carmen Zuniga

As benzedeiras são, geralmente, senhoras católicas, simples, humildes e que não aceitam dinheiro para benzer. Elas conhecem um mundo paralelo de ervas, chás, simpatias, rezas, massagem e fé e são capazes de aliviar um mal ou sofrimento. Coincidência ou reza mesmo, o fato é que nas duas vezes que fui de encontro a essas mulheres na noite seguinte tive um bebê tranquilo, calmo aproveitando o sono dos justos. Elas têm um coração de gigante e mal não fizeram. Acredito que energias positivas transformam o ambiente e, na verdade, acho que foi isso que aconteceu.

Então, se o seu 2016 pode começar cheio de fé e energia positiva por meio de passe espírita, benzedeira ou curandeira vá em frente! Elas são peças cada vez mais raras na nossa sociedade, mas sempre tem alguém que conhece uma.

Afinal, quando todos nós pensamos positivo, queremos e fazemos o bem o mundo conspira.

Feliz 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s