Mãe, você é o Papai Noel?

A carta abaixo é real e foi trocada entre uma menina chamada Lucy e sua mãe, Martha Brockenbrough. A menina escreveu um bilhete para a mãe onde perguntava: “Preciso saber. Você é o Papai Noel? Conte-me a verdade.”

A carta foi publicada pelo New York Times (original em inglês aqui) e é uma linda reflexão sobre o mito do Papai Noel e uma inspiração sobre como lidar com o momento do fim dessa fantasia. Afinal, o que realmente importa é que as crianças entendam o verdadeiro espírito do Natal: a renovação da fé, do amor e da esperança, representados pela figura de um menino que nasce nesse dia.

Feliz Natal!

Mae, voce e o Papai Noel

Querida Lucy,

Obrigada por sua carta. Você fez uma pergunta muito boa: “Você é o Papai Noel?”

Eu sei que você queria uma resposta para esta questão por muito tempo e eu tive que pensar cuidadosamente para saber exatamente o que dizer.

A resposta é não. Eu não sou Papai Noel. Não há um Papai Noel.

Eu sou a pessoa que enche suas meias com presentes. Eu também escolho e embrulho os presentes sob a árvore, da mesma forma que minha mãe fez para mim e da mesma forma que a mãe dela fez por ela. (E sim, papai ajuda também.)

Eu imagino que algum dia você vai fazer isso para os seus filhos e eu sei que você vai adorar vê-los correr escadas abaixo na manhã de Natal. Você vai adorar vê-los sentarem-se sob a árvore, seus pequenos rostos iluminados pelas luzes de Natal.

No entanto, isso não vai fazer de você Papai Noel.

Papai Noel é maior do que qualquer pessoa e seu trabalho acontece a mais tempo do que qualquer um de nós viveu. O que ele faz é simples, mas poderoso. Ele ensina as crianças a ter crença em algo que eles não podem ver ou tocar.

É um grande e importante trabalho. Ao longo de sua vida, você vai precisar desta capacidade de acreditar: em si mesmo, em seus amigos, em seus talentos e em sua família. Você também vai precisar acreditar em coisas que você não pode medir ou mesmo segurar em sua mão.

Aqui, eu estou falando sobre o amor, o grande poder que iluminará sua vida de dentro para fora, mesmo durante os seus momentos mais sombrios.

Papai Noel é um professor e eu tenho sido sua aluna e agora você sabe o segredo de como ele desce por todas aquelas chaminés na véspera de Natal: ele tem a ajuda de todas as pessoas cujos corações ele encheu de alegria.

Com o coração cheio, pessoas como papai e eu fizeram sua parte ajudando o Papai Noel a fazer um trabalho que de outra forma seria impossível.

Então, não. Eu não sou Papai Noel. Papai Noel é amor e magia, esperança e felicidade. Eu faço parte de sua equipe e agora você também.

Eu te amo e sempre te amarei.
Mamãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s