Xô Zika!

Quem está grávida com toda certeza está também muito preocupada com o surto de microcefalia no Nordeste do país. No último sábado, 28/11, foi confirmada pelo Ministério da Saúde a relação entre o aumento de casos dessa má formação e o vírus Zika.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre zika vírus “é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias”.

Algum tempo atrás, nós falamos aqui no blog sobre como proteger as crianças contra a dengue. E essas dicas podem ser facilmente adaptadas para as gestantes. Prontas para dar um chega para lá no mosquito?

  • Elimine as larvas! O mosquito passa por um período de incubação de cerca de 5 dias, até que se desenvolva e se torne um mosquito capaz de transmitir a doença. Por isso, o Ministério da Saúde sugere faxinas semanais, com o objetivo de eliminar os possíveis focos de proliferação das larvas. Faça a faxina na sua casa e incentive seus vizinhos a fazer o mesmo!

Zika virus - banner ministério da saúde

  • Vá de branco! Vista roupas que cubram o máximo possível do corpo, evite roupas florais e coloridas e prefira peças brancas. Além de serem mais fresquinhas, elas são menos atraentes para os insetos.

roupa gestante, roupa grávida, maternidade hoje

  • Dispense o perfume! Perfumes, especialmente os florais, também podem atrair insetos. Evite.

perfume floral.jpg

  • Use o repelente corretamente! Não dispense o uso de repelente, mas prefira produtos com menos de 50% de DEET, com icaridina ou à base de citronela. Repelentes para crianças são uma boa alternativa. Aplique após o uso de outros produtos, como protetor solar e hidratantes. Também fique atenta ao período de eficácia do produto na pele e reaplique sempre que necessário.

Tabela Repelentes

Fonte: Ministério da Saúde, Globo – Bem Estar, Universidade Federal da Bahia

Receba as atualizações do blog semanalmente em seu e-mail. Assine aqui!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s