Dilma proíbe propaganda de leites artificiais, mamadeiras e papinhas infantis

A Presidente Dilma assinou na última terça-feira um decreto que proíbe propaganda de leites artificiais, mamadeiras, papinhas, fórmulas, produtos farináceos e chupetas, além da aplicação de descontos, distribuição de brindes e uso de personagens infantis nas embalagens desses produtos. Segundo Dilma, a medida tem como objetivo “estimular o aleitamento materno e ao mesmo tempo estabelece regras mais precisas para a comercialização de alimentos e produtos para as nossas crianças de até 3 anos. Amamentação e alimentação saudável desde pequenininho resultarão em crianças com desenvolvimento mais elevado, mais capazes de bem conduzir o nosso país no futuro”.

Alimentação saudável na primeira infância

É importante frisar que esses produtos não estão sendo proibidos. O veto somente regulamenta a propaganda e promoções feitas para esses tipos de mercadorias. E verdade seja dita: os alimentos industrializados podem ser práticos, mas passam longe de ser as melhores opções tanto para nós adultos quanto para nossas crianças.

Mas nem sempre dá para fugir deles. Por isso, se for consumir alimentos industrializados, atente-se ao rótulo, em especial a presença de sódio, açúcar e gorduras. O excesso de sódio provoca alta na pressão arterial, o que pode levar a problemas como  hipertensão, doenças renais, arritmia e infarto. Já o açúcar sobrecarrega o pâncreas, podendo resultar em diabetes. Junto com a gordura, causa obesidade e pode provocar hipertensão e outras doenças cardíacas.

Também fique de olho: a tabela nutricional dos alimentos industrializados é muitas vezes baseada em uma dieta de 2000 calorias. Como exemplo, crianças de 3 anos de idade necessitam em média de 1300 calorias diárias, aos 6, são necessárias cerca de 1600 calorias/dia. Ou seja, se o rótulo já indica uma porcentagem alta de açúcar, gordura ou sódio, o cenário fica ainda pior quando se trata de crianças pequenas.

Na correria do dia a dia, a melhor solução é buscar alternativas que sejam saudáveis e práticas. Tem pouco tempo para cozinhar para seu bebê? Veja essa receita de papinha da Rita Lobo, a melhor que já vi: alternativa cheia de nutrientes e opção vap-vupt para mães com pouco tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s