MasterChef Júnior ou o dia em que o raio gourmetizador atingiu nossas crianças

Lá se foram os primeiros episódios de MasterChef Júnior Brasil. No primeiro programa, as crianças cozinharam pratos como french rack de javali e biscoito de caramelo toffee com pó de macadâmia, purê e picles de maçã verde. Oi??? Desculpe, mas que coisa estranha! Tudo bem, a criançada que está lá é prodígio mesmo, talentosíssima, mas é gourmetizar demais, gente! Isso não combina com criança, não combina com paladar de criança! Conclusão número 1: MasterChef Júnior é um programa para adultos.

Masterchef Junior Brasil

Imagem: MasterChef Junior Brasil – Band

Sou defensora ferrenha de que todos devem saber cozinhar. Se virar na cozinha é uma questão de sobrevivência. Qualquer um que não seja uma criancinha pequena, inválido ou que tenha alguma limitação séria deveria ter algumas habilidades básicas para se virar sozinho: cozinhar é uma delas. Esperar ser servido por alguém 100% do tempo não parece muito razoável. Viver de restaurante e processados também não. Por isso, como mãe, já comecei a ensinar algumas dessas habilidades básicas de cozinha para meus filhos, chamando eles para participar quando vou preparar alguma coisa simples. E olha que eles só têm 3 e 1 ano. Sinceramente, acho isso fundamental.

Outra coisa: ao participar da elaboração dos alimentos, as crianças realmente se animam a experimentar sabores novos. Mas sem piração, por favor! Comida boa para criança fazer e comer deve ser simples, o mais saudável possível e com toque lúdico. Eu, com a idade das crianças do MasterChef Júnior, também adorava cozinhar. Minha receita favorita não era french rack de javali, mas sim rocambole de doce de leite, melado, bem paladar infantil mesmo.

Para as mães e pais, minha dica é: leve sua criança para a cozinha. Procure receitas simples, decore os pratos com carinhas, compre cortadores de biscoitos para deixar os alimentos com formatos divertidos. Desenvolva o gosto pela cozinha em seus filhos, sem cobranças, sem gourmetização, mas com carinho, afeto e cara de criança!

Comida de criança

Imagem: Parenting

Quer se inspirar? Dá uma olhada no nosso painel Receitas para crianças no Pinterest ou Revista Crescer, Disney Babble e Tem Criança na Cozinha – Gloob.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s