Depois do outubro rosa

Estamos chegando ao fim do outubro rosa. Dificilmente você deve ter passado por ele sem ler, ver ou ouvir algo sobre o câncer de mama. Toda essa movimentação não é à toa: o câncer de mama é o tipo mais comum dessa enfermidade entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2015, mais de 57 mil brasileiras devem ser diagnósticas com a doença.

Outubro_Rosa

A forma mais eficiente de vencer o câncer de mama ainda é através do diagnóstico precoce. Segundo o Dr. Rodrigo Souto, cirurgião oncológico e mastologista, quanto mais cedo for descoberta a doença, mais fácil o tratamento pois há menos chances de já haver metástases para outros órgãos como vasos linfáticos, pulmão, fígado e ossos. Por essa razão, o autoexame é uma ferramenta chave para que você note qualquer alteração em seu corpo rapidamente. E não se desespere ao encontrar algum carocinho: tumores benignos são muito frequentes, especialmente em mulheres com menos de 40 anos. Mas também não precisa demorar para procurar seu médico, combinado?

Após os 40 anos, adicione à sua rotina preventiva a realização anual da mamografia. Dr Rodrigo explica que “o autoexame não deve ser o único meio de detecção da doença utilizado pela mulher, pois só será possível identificar o nódulo pelo toque quando este estiver maior que 1 cm, quando já se está em um estado relativamente avançado de desenvolvimento do tumor. Por isso, o melhor meio de diagnosticar formações tumorais precoces é através da mamografia associada, ou não, à ultrassonografia de mama identificando tumores com tamanho inferiores a 1 cm.”

Guia de Prevenção Câncer de Mama

Compartilhe esse guia de prevenção com as mulheres de sua família e amigas, afinal, o outubro rosa pode estar no fim, mas a prevenção deve ser parte de nossa rotina, todos os meses do ano. Cuide-se! Você pode salvar sua vida!


Dr. Rodrigo Souto é cirurgião oncológico e mastologista da Clínica Oncomed

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s