Criança esquecida na cadeirinha

Volta e meia vemos notícias de bebês esquecidos na cadeirinha do carro. Seja no Brasil ou Estados Unidos essa notícia é daquelas de dar frio na espinha e, infelizmente, pode acontecer com qualquer um. Ainda bem que tem gente pensando em como evitar isso! Os engenheiros da Rice University, aqui de Houston, inventaram um acessório, chamado Infant SOS, para cadeirinha do carro que protege crianças esquecidas e alerta, com mensagens no celular, que há uma criança em perigo.

O acessório poderá ser acoplado em qualquer cadeirinha e dispara alertas sonoros, visuais e de texto quando percebe que a criança está em perigo. Muitos bebês acabam falecendo por conta do calor dentro do automóvel. Esse invento também tem um sistema de refrigeração que mantém a criança em uma temperatura segura até que os alertas de emergência sejam respondidos.

criança segura, criança esquecida no carro

O sensor detecta se o automóvel está em movimento, se o bebê está na cadeirinha e se a temperatura dentro do carro está aumentando. Se o acessório detetectar que o veículo está estacionado com uma criança dentro começa a ativar os alertas visuais e sonoros, em 30 segundos. Há uma linha com luzes de led que piscam e o alarme começa tocar. Se depois de 5 minutos nada ocorrer começam o alertas de mensagem no celular, que pode ser programado e enviado para até 10 pessoas.

Imagens: Brandon Martin.

A equipe de estudantes e engenheiros agora está pesquisando para melhorar o design do Infant SOS, para que ele seja de fácil manuseio e acessível para a venda no varejo. O produto terá um custo de aproximadamente $150.

Fonte: Rice University