Você sabia que a forma como você fala com seu bebê pode influenciar suas habilidades sociais no futuro? E isso vai muito mais além do que o tradicional conselho de não falar errado ou com vozinha boba. É também sobre o que você fala para seu filho.
Psicólogos observaram 40 mães e seus bebês aos 10, 12, 16 e 20 meses e registraram o tipo de mães de linguagem utilizada por elas durante brincadeiras com os filhos. Eles estavam especialmente interessados em mães que faziam comentários sobre o que alguém está pensando quando algo acontece, como, por exemplo, “ele não conseguiu abrir a porta e ficou frustado”.
Anos depois, os mesmos pesquisadores visitaram essas crianças, agora com 5 ou 6 anos de idade e avaliaram a sua capacidade sócio-cognitiva. O teste envolveu leitura de uma história e perguntas sobre a compreensão de conceitos sociais que haviam nelas, como persuasão, piadas, mal-entendidos, mentiras e assim por diante.
As crianças cujas mães faziam comentários relacionados a sentimentos e comportamentos tiveram melhores resultados. A explicação: a capacidade de uma mãe para sintonizar-se com pensamentos e sentimentos do seu bebê desde cedo ajuda a criança a aprender a ter empatia com outras pessoas.
E o meu palpite pessoal: tirar o foco de si próprio e ressaltar sentimentos e emoções dos outros ajuda a criança a compreender que ela não é o centro do mundo. Desenvolver essas habilidades de olhar para fora é uma ótima maneira de ser mais generoso e amigável. Então, bora bater papo de alto nível com nossas crianças!
Fonte: How you talk to your baby now can impact his or her social skills later – The Washington Post
Pingback: 25 perguntas para puxar conversa com seu filho após a escola | maternidade hoje