Brinquedo de menina, brinquedo de menino

Recentemente, uma polêmica correu a Internet: uma consumidora da Target, grande loja de departamentos dos Estados Unidos, postou uma foto criticando a divisão de brinquedos de montar entre “brinquedos de montar” (building sets) e “brinquedos de montar para meninas” (girls building sets). A loja respondeu alterando toda a divisão de brinquedos feita nas prateleiras das lojas. A partir de agora, a Target não terá divisões baseada em gênero, além de eliminar o uso de cores como rosa e azul no fundo das prateleiras.

brinquedo de menino, brinquedo de menina, maternidade hoje

Brincar com uma variedade de brinquedos é importante para que a criança desenvolva diferentes habilidades. “Um pai não iria oferecer para uma criança nada além de maçãs para comer, não importa o quão saudável seja a fruta. O mesmo vale para os seus brinquedos e brincadeiras”, afirma KJ Dell’Antonia, editora do The New York Times. Porém, as próprias crianças evitam brincar com algo que seja associado ao sexo oposto.

Estudos mostram que a partir dos 2 anos e meio, as crianças começam a identificar o gênero. De fato, tenho observado isso em casa: meu filho de 3 anos recentemente começou a classificar objetos como “de menino” e “de menina” – e o mais divertido, quando ele não gosta de um brinquedo, diz que é “de menina” e tenta empurrar para o irmão caçula!

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona fez o seguinte teste: crianças em idade pré-escolar receberam brinquedos neutros, como blocos de montar, e foi pedido às crianças que dissessem o quanto elas gostaram dos brinquedos. Tanto meninos quanto meninas gostaram, sem diferença significativa. Mas em um segundo experimento, um conjunto diferente de crianças foram apresentadas aos mesmos brinquedos, que agora estavam embalados em caixas de meninas e caixas de meninos. Apenas metade deles foram levados para fora das caixas. Meninas estavam mais interessadas nas caixas de meninas e meninos queriam os brinquedos de meninos.

 

brinquedo de menino, brinquedo de menina, maternidade hoje

 

Fazer escolhas com base no gênero é natural, a questão talvez seja refletirmos se nossas crianças estão fazendo suas opções baseadas em suas preferências, talentos e habilidades, ou baseadas em preconcepções, preconceitos e rótulos. Lembrando que isso vai além das brincadeiras: esses conceitos também se aplicam a filmes e programas de televisão, prática de esportes, atividades artísticas, etc., que podem vir recheados de preconceitos com relação ao gênero. Ou seja, como pais podemos evitar classificar excessivamente determinados objetos e atividades, se entendermos que aquela brincadeira é saudável e educativa para nossas crianças.

E as próprias crianças defendem isso! Já viu o vídeo dessa garotinha questionando a divisão de brinquedos de meninas e de meninos? É uma graça! Ah! Para ver com legendas, aperte o ícone quadradinho (legendas/CC) nas opções do vídeo.

 

E você, permite que seu filho ou filha brinque com brinquedos associados ao sexo oposto?

 

Fontes:  NBC News, Parenting NY Times, Healthy Children, NY Mag

 

 

2 comentários sobre “Brinquedo de menina, brinquedo de menino

  1. Quando era criança, na época que não tinha muito contato com outras crianças, fui para a escola com 6 anos, gostava de brincar com caminhões, blocos de montagem, legos, só comecei a brincar com bonecas com minhas amiguinhas da escola para me sentir integrada no grupo. Tenho 3 filhos, dois homens criados, uma menina e uma enteada, super femininas, porque querem e preferem por escolha própria brincadeiras mais femininas, um enteado que brinca com elas e também gosta muito de video games, e nunca liguei para os brinquedos que escolhiam e escolhem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s