O Reforço Positivo e Quadros de Incentivo

Alguns dias atrás, assisti a uma palestra feita pelo Dr. Ivan Joseph, diretor esportivo e ex-técnico de futebol. Ela falava sobre suas estratégias para conseguir o máximo desempenho de seus atletas, a principal delas: reforçar o comportamento positivo.

Ao invés de apontar erros constantemente, o ex-treinador preferia elogiar outro companheiro da equipe, ressaltando suas habilidades. Menos ênfase nos “Fulano, olhe como você joga mal a bola!” e mais em “Beltrano, excelente a forma como você dobrou os joelhos, flexionou levemente os braços e girou para jogar a bola, parabéns!”. Segundo ele, quando criticado, o atleta se sente inferiorizado, ao passo que ao observar o outro colega sendo elogiado, sua tendência seria buscar copiar o comportamento positivo.

educação, maternidade hoje

Verdade seja dita: ninguém gosta de ser criticado e punido. Crianças, menos ainda. Mas como dizia Içami Tiba, “quem ama, educa” e não tem jeito, tem hora da bronca e a criança precisa entender que quem pisa na bola sofre consequências. Mas bronca o tempo todo é chato demais, para quem leva e para quem dá.

MAIS: Birra

E aí entra a história do reforço positivo. Ressaltar o que é correto, o que é bem feito. Por exemplo, arrumar o quarto é obrigação, mas dá para ressaltar com um pequeno elogio que demonstre seu reconhecimento, como “seu quarto ficou bem arrumado, parabéns” e outros exemplos, como “obrigada por ajudar seu irmão”, “muito bem, guardou seus brinquedos” e por aí vai.  E com a devida proporção. Não é necessário fazer nenhuma grande festa ou dar grandes prêmios por pequenos gestos.

Quando tiver que corrigir um comportamento, vale também ressaltar o que é bem feito por outras crianças. Mas observe bem quando aplicar a técnica. Ressaltar o comportamento positivo de outras crianças no meio de um ataque de birra é válido, mas não muito eficiente. Aproveite os momentos em que a criança estiver tranquila e procure mostrar o que é legal. Com cuidado para não comparar em excesso. Lembre-se que o objetivo é ajudar a criança a entender o que é um bom comportamento através de um exemplo, não compará-la com outros.

Quadros de incentivo também são uma ótima forma de aplicar a técnica do reforço positivo. Aqui em casa estamos usando um desses para o desfralde, com algumas sugestões para você imprimir. Clique no seu favorito para ver em tamanho grande e imprimir ou visite nosso painel no Pinterest para ver outras opções. E assim estamos descobrindo que educar é bastante trabalhoso, mas a gente pode fazer disso algo mais leve e em alguns momentos, até divertido!

Imagens: Cool mom picks, Happiness is Homemade, Momma Knows, Potty Training Online, Elo7

Um comentário sobre “O Reforço Positivo e Quadros de Incentivo

  1. Pingback: Birra | maternidade hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s