Intolerância à lactose na infância

Dor abdominal, sensação de inchaço, flatulência, diarreia e vômitos podem ser sintomas de intolerância à lactose. Muitas crianças e adultos sofrem com esses sintomas, muitas vezes sem saber qual a causa. Convidamos a Flavia Machioni, do blog Lactose Não, para um papo sobre as principais dúvidas de mães e pais sobre esse assunto. E ainda ganhamos uma receita de dar água na boca, sem glúten e sem lactose!

Eu sou a Flavia Machioni, autora do blog Lactose Não. Trabalho com culinária funcional voltada a restrições e alergias alimentares. Entrei nesse mundo por necessidade, pois descobri ser alérgica a proteína do leite e ao glúten. Hoje desenvolvo receitas nutritivas e gostosas sem os principais alimentos alergênicos, que são o leite, glúten e soja. Recebo muitos emails e mensagens de mamães de filhos alérgicos e percebo que cada vez mais as crianças estão tendo restrições alimentares.
 
Apesar de hoje em dia se falar muito sobre intolerância à lactose, as mamães que desconfiarem que seus bebês estão com dificuldades de digestão do leite devem procurar auxílio médico e investigar possível alergia à proteína do leite, que tem se tornado mais frequente e pode ser confundida com a intolerância à lactose. O tratamento para ambos os casos é fundamental e deve ser acompanhado sempre por um bom profissional.
 
Vale lembrar que nenhum mudança na dieta da criança deve ser feita sem orientação médica e nutricional. 
 
O que é a intolerância à lactose? Ela é genética?
A intolerância à lactose é a dificuldade total ou parcial em digerir a lactose, um dos açúcares do leite. Isso se deve pela pouca ou nenhuma produção da enzima lactase no organismo.
Ela pode ser genética ou pode ser uma condição momentânea devido a infecção no trato gastro-intestinal e alimentação inadequada e pobre em nutrientes.
 
Quais são os sinais que podem indicar que uma criança é intolerante à lactose?
Os sintomas da intolerância à lactose são vários e vão desde sinais típicos de indigestão como gases, inchaço abdominal, constipação ou diarréia e cólicas, à rinite, dores de cabeça, coceiras, etc.
 
O que fazer se a mãe suspeitar que seu filho é intolerante à lactose?
A primeira coisa a se fazer é procurar um bom alergista. Eu aconselharia também a procurar um bom nutricionista funcional, com experiência em alergias e restrições alimentares.
Alergias e intolerâncias em bebês e crianças são mais fáceis de reverter, pois a flora intestinal da criança está em desenvolvimento. Portanto com o tratamento certo e um bom profissional acompanhando há boas chances da criança reverter este quadro.
Importante salientar que no caso contrário – falta de diagnóstico e tratamento inadequado – o quadro pode se intensificar e a criança pode desenvolver novas alergias e intolerâncias alimentares.
 
Bolinho de banana sem glúten e leite
maternidade hoje, lactose não
 
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de arroz integral ou fubá
1/2 xícara de fécula de batata ou polvilho doce
2 ovos orgânicos
2 bananas maduras
2 colheres de sopa de óleo de coco ou girassol
1/2 xícara de leite de coco ou de amêndoas
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Cobertura (opcional):
Manteiga de coco
 
Modo de fazer:
Bata levemente os ovos e o óleo.
Adicione a banana amassada e bata novamente até ficar homogêneo.
Adicione as farinhas e o leite, misturando bem.
Como as bananas estarão maduras não há necessidade de adoçar. Mas caso você ache necessário pode acrescentar 1 ou 2 colheres de melado de cana.
Por fim adicione o fermento em pó, apenas misturando.
 
Coloque em forminhas de cupcakes e asse em forno pré-aquecido por 20-30 minutos à 180 graus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s