Vovós que participam dos cuidados diários dos netos

Outro dia navegando pelo Facebook li um post que me chamou muito a atenção. O título: Quero ser vovó. Perguntaram a uma menina de 9 anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu: – Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre o porquê desta ideia, ela completou: – Porque os avós escutam, compreendem. E além do mais, a família inteirinha se reúne na casa deles.
Maternidade Hoje, papo com a psicóloga, vovó, morgue file

Quantos valores esta criança já tomou para ela através do exemplo da avó: saber ouvir, compreender e reunir pessoas (pertencer a um grupo). As imagens advindas das lembranças da casa dos avós quase sempre são descritas através de sensações agradáveis: abraços, alegria, bolo, comida gostosa, primos… Hoje em dia muitas avós trabalham mas nem por isto perdem o título de acolhedoras. E existem aquelas avós que participam diariamente dos cuidados dos netos. Muitas vezes ficam meio período ou até mesmo período integral com os pequenos enquanto os pais trabalham.

Muitas famílias optam por contar com esta ajuda pela tranquilidade e conforto de contar com pessoas de grande afeto e de confiarem que as crianças serão bem tratadas e que nos imprevistos como uma febre, uma queda, entre outros, existirá sempre uma receita para ajudar. Entretanto, muitas vezes em nome de tanto carinho, as rotinas adotadas pela família e necessárias para as crianças, não ficam claras para todos.

Maternidade Hoje, papo com a psicóloga, vovó, morgue file

É comum muitos pais se queixarem do excesso de liberdade que os avós concedem aos pequenos. Assim como muitos avós se queixam da rigidez de seus filhos enquanto pais. Quando a família necessita desta ajuda parental é importante ter claro para si que o vínculo avós x netos é diferente do vínculo pais x filhos.

Acredito que o diálogo franco e aberto entre pais e avós será sempre a melhor solução. O que deve estar em foco é a formação dos pequenos. Crianças são seres atentos com relação ao ambiente que os cercam. Logo identificam a influência de cada adulto dentro de seu mundo e estabelecem relações diferenciadas com os mesmos.

Em tempo: dia 26/07 é comemorado o dia dos avós. Um grande abraço à todos os vovós e vovôs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s