Como manter a forma na gravidez

Manter o peso em dia durante a gestação é mais que uma questão de estética, é importante para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. E quanto menos peso a mamãe ganha na gravidez, menos esforço será necessário para voltar a forma após a chegada do bebê. Não quero bancar a julgadora aqui, sei que em muitos casos há questões mais profundas com relação à isso, mas alguns comportamentos me ajudaram muito a manter o peso em dia nas duas gestações – e inclusive a ficar mais magra que estava antes dos meninos.

controlar o peso na gravidez, grávida, gestante

Não faça todas as suas vontades

Quando descobri que estava grávida do meu primeiro filho, minha médica disparou essa frase: “Não faça todas as suas vontades”. E cada vez que eu via uma porcariazinha na frente, lá vinha aquela voz martelar na minha cabeça, sério! Brincadeiras à parte, acho que foi o melhor conselho que recebi. Grávida é mimada, mas evite que esses mimos se voltem contra você. Claro, você vai sentir um pouco mais de fome e se a saúde permitir, vai comer uma guloseima ou outra, mas lembre-se que não é porque você está grávida que tudo está liberado. Isso é importante para você, sua saúde e do seu bebê. Pense nisso!

Mexa-se

Peso excessivo é igual a desânimo! E nada melhor para combater a moleza do que se mexer. Mais uma vez, se a saúde permitir, tente não ficar muito parada: caminhe, não deixe de fazer tarefas domésticas, faça uma atividade física. Minha dica é a hidroginástica: você se exercita e relaxa ao mesmo tempo. Quanto mais você se mexer – e quanto antes começar – mais disposição você terá.

Combata a retenção de líquidos

Grávida incha… E muitas vezes o que parece excesso de peso é na verdade excesso de líquido. E com ele vem o desânimo, preguiça, ansiedade, fome/vontade de comer, ou seja, bola de neve! Para combater o inchaço e não entrar nesse círculo vicioso, beba muita água, descanse sempre que possível com as pernas para cima, use meias compressoras e, se seu médico liberar, faça drenagem linfática.

Sobre as meias de compressão, já comentei antes no post de acessórios para grávidas que usei as da Lupo (que têm cores como preto, para quem quer fugir daquela cor de pele esquisita mais comuns nesses meias) e da Lolypop (os preços mais camaradas). Nos Estados Unidos, ao contrário daqui, esse tipo de meia é super fácil de encontrar e não são caras. Se tiver a oportunidade de comprar por lá, aproveite.

Imagem: Margus Kulden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s