A Importância do Toque no Desenvolvimento Emocional

Já pensou que o primeiro contato de um ser no mundo se faz pelo toque? Geralmente ao nascermos somos “recepcionados” pelo famoso tapinha no bumbum, aconchegados  nos braços de uma enfermeira, enroladinhos em paninhos macios e depois tomados nos braços de nossas mães, pais, avós , primos, etc.

importância do toque, maternidade hoje

Posso dizer que uma de nossas primeiras marcas de bem querer é sentido através do acolhimento pelo abraço. Este gesto nos faz sentir envolvidos em uma relação de aproximação e amor.

Estudos demonstram que massagear o bebê diariamente pode ajudá-lo a se tornar mais esperto, chorar menos e dormir melhor. Quando a mãe coloca seu filho no colo para alimentá-lo, trocá-lo, niná-lo, acariciá-lo, este entende esta linguagem como conforto e afeto.

Como a criança  tende a copiar os adultos, à medida que esta vai percebendo o mundo, a mesma tem a necessidade de tocar tudo o que encontra pela frente no intuito de reconhecer a realidade que a cerca. Deve-se permitir  que os pequenos explorem e experienciem  as muitas sensações em seu mundinho oferecendo-lhes brinquedos que possam manusear sem que estes causem-lhes danos.

Crianças privadas e ou impedidas de tocar em coisas e em si próprias podem crescer com dificuldade de estabelecer contato ou vínculos com outras pessoas. Nosso envolvimento e estabelecimento nas relações no mundo durante toda a nossa vida trará uma carga significativa de lembranças destes primeiros momentos  e terá seus desdobramentos em todos os papéis que formos convocados a atuar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s