Uma das primeiras coisas que precisamos ensinar aos recém-nascidos é diferenciar o dia da noite. É um aprendizado fundamental para que o bebê durma adequadamente e assim ajude a família a ter um sono melhor também. Isso não significa que a criança irá dormir a noite toda. Nos primeiros meses é natural e importante que o recém-nascido acorde para mamar. Mas ao aprender a diferenciar o dia da noite, seu bebê passará a voltar a dormir após as mamadas noturnas e ficará acordado somente durante o dia.
– Nas sonecas diurnas, mantenha o quarto do bebê iluminado. Também acostume seu recém-nascido a dormir com algum ruído, não é necessário manter a casa em total e absoluto silêncio.
– Crie um ritual noturno: diminua os estímulos perto da hora de dormir (televisão, brincadeiras, etc). Aqui em casa, o ritual é banho e mamada, sendo que o leitinho é dado sempre no mesmo lugar, já no escurinho. E esse ritual é mais ou menos o mesmo até hoje, com o mais velho de 2 anos: só acrescentamos a escovação de dentes e os agradecimentos para Papai do Céu.
– Quando o bebê acordar a noite para mamar, evite acender as luzes. Utilize dimmers nas lâmpadas, abajures ou até mesmo o telefone celular para gerar uma luz fraca, o mínimo suficiente para que você possa pegar a criança e atendê-la.
– Não converse nem brinque com o bebê nesse momento. Você pode beijar, fazer carinhos leves e cantar uma canção de ninar, mas evite qualquer papo mais animado com o neném após anoitecer. Um pouco de estímulo é válido somente se a criança mamar pouco e pegar no sono rapidamente. Mas tente não exagerar na dose, para não despertar de vez o bebê.
– Procure não trocar a fralda durante a noite. Só troque se o bebê tiver feito cocô ou se a fralda tiver vazado. E lembre-se da dica da pouca luz: se precisar trocar a fralda e/ou a roupinha, tente fazê-lo na penumbra, para não despertar o neném.
Pingback: Porque deixei chorar | maternidade hoje
Pingback: Depressão Pós Parto | maternidade hoje
Pingback: 50 nomes femininos e masculinos universais | maternidade hoje