Quantidade e Qualidade de Tempo com os Filhos

Quantidade e qualidade de tempo me remetem sempre à ideia de se ter uma medida. Penso que na criação de um filho tanto a quantidade como a qualidade de tempo dedicados aos cuidados com o mesmo são indispensáveis para seu desenvolvimento emocional.

Quantidade e qualidade, tempo, tempo com filhos

Dependendo da fase de desenvolvimento que este se encontrar  irá demandar mais ou menos tempo de seus pais. Porém estar e se fazer presente na vida dos filhos é fundamental para que eles se sintam reconhecidos como pessoas e estabeleçam vínculos com o mundo que os cerca. Dedicar tempo a um filho não significa ficar colado. Ter tempo para eles é se importar com tudo o que acontece a sua volta. É ficar atento: a quem ajuda nos cuidados com o pequeno, à escola, à vida social.

São os pais quem devem passar informações que possibilitem a criação de valores. Estes valores são construídos em cima dos exemplos de todos que participam desta formação. Carinhos, brincadeiras, broncas, acolhimento, fazem parte do processo de educação. Educar é tarefa dos pais.

Aliás, a palavra educação com frequência  nos faz associar a palavra escola.  À escola cabe a transmissão de conhecimentos e conteúdos. Na relação pais filhos não existe uma receita e nem tampouco uma medida que caiba para todas as famílias. O que cabe é assumir a criação com todos os erros e acertos que permeiam o trabalhoso e instigante desafio de formar um ser. Quem melhor do que os pais que tanto desejaram um filho para cuidarem do próprio fruto? Aliás, todo fruto já foi uma sementinha e levou tempo para ficar pronto…

 

Maria Aparecida Sarquiz Ude Jehá, Psicóloga clínica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s