Por que todos os bebês do mundo falam mama

Está em todas as tabelas de marcos de desenvolvimento dos bebês: lá pelos oito meses, o bebê começa a falar mama, mamá, mamã ou algo do tipo. Estou revivendo essa fase com meu Gugu, que agora está com nove meses. A cena é conhecida das mães que já passaram por essa fase. O bebê está bem, vê a mamãe e começa falar com uma vozinha cheia de manha: mamãããã! Aqui em casa a gente fala que ele aprendeu a acionar o departamento de reclamação!

Bebê

Mas você sabia que em quase todas as línguas do mundo, “mama” é uma palavra universal ou variante para mãe? Por exemplo, em inglês, a palavra formal para mãe é mother, mas há a forma íntima mama. Essa forma íntima é a mesma, ou muito similar, nas mais variadas culturas.

É o que diz um estudo feito pelo linguista russo Roman Jakobson. Ele explica que as vocalizações mais fáceis para um ser humano fazer são os sons de vogais feitos com a boca aberta. Os bebês podem fazer sons vocálicos desde o primeiro dia, na forma de choro. Mais tarde, eles começam a experimentar outros sons consonantais mais simples. Normalmente, eles começam com os sons feitos com os lábios fechados, ou sons labiais tais como / m /, / p / e / b /, que passam a ser combinados com o “ah”, a mais fácil das vogais. E assim se inicia a repetição natural ou balbucio dos bebês, com “ma-ma”, “ba-ba” “pa-pa”, e assim por diante.

Mas por que a preferência pelo som do “m” em vez de “p” ou “b”? Mamada! O som “m” estaria relacionado ao movimento da boca e língua ao mamar. Mesmo como adultos, nós ainda associamos o som do “m” (hummm) com algo gostoso. O mesmo acontece com o seu bebê.

O trabalho de Jakobson sugerem que os bebês não têm ideia de que seu nome é mama, mamãe ou algo assim. Para eles, mama significaria “comida”. Mais tarde, os pais incentivarão o desenvolvimento da linguagem da criança, que passará a associar mamãe e papai com pessoas reais.

Será? Qual é sua teoria?

Fonte: The Week

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s