Livros para pais de primeira viagem

Quando a gravidez do primeiro filho é descoberta, já dá logo uma vontade imensa de ler mil e um livros para se preparar para a chegada do bebê, não é? Avós, tios e amigos também adoram dar livros de presente para casais que esperam seu primeiro filho. De fato, ler alguns livros durante essa fase é ótimo para que o casal se sinta mais seguro para receber o bebê. Essa é uma seleção de livros bacanas que valem a leitura.

Grávida

O Que Esperar Quando Você Está Esperando

Um clássico sobre a gestação. No melhor estilo enciclopédia (são 784 páginas!) tem informação sobre tudo o que pode acontecer na gravidez. É uma delícia acompanhar os capítulos que contam sobre o desenvolvimento do feto em cada mês. Também tem ótimas dicas para a saúde da gestante, alimentação e preparação para o parto. Indispensável!

O Que Esperar do Primeiro Ano

Das mesmas autoras e no mesmo estilo, o livro é um ótimo guia para consultas sobre as principais dúvidas dos pais durante o primeiro ano do bebê. Assim como no livro da gravidez, há um capítulo para cada mês, com informações sobre os marcos de desenvolvimento da criança nesse período.

A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas

É meu favorito na biblioteca de mãe, ainda que eu não aplique totalmente as propostas do livro. A autora é extrema defensora de uma rotina super estruturada para os bebês. Ela batizou seu método como “EASY”, que propõe que a rotina siga sempre o padrão alimentação (Eating), atividade (Activity), sono (Sleep) e tempo para você (You), em ciclos com duração que varia conforme a idade do bebê. Confesso: mesmo como mãe de segunda viagem, resolvi reler o livro. Ainda tenho o que aprender com ele!

Crianças Francesas Não Fazem Manha

O livro é escrito por uma jornalista norte americana que se muda com o marido para Paris e lá se torna mãe de três crianças. Ela compara o estilo americano de criar os filhos com o modo francês e tira suas lições dessa experiência. É interessante a reflexão sobre as diferenças culturais na educação das crianças, algumas coisas a gente pode por em prática, outras provavelmente não. A forma como as mães francesas tratam a alimentação é certamente um dos pontos altos que podemos aproveitar. Outras, como a amamentação super reduzida, vão totalmente contra as recomendações dos nossos pediatras. Ainda assim, vale a leitura.

Imagem: Fabrizio Morroia

3 comentários sobre “Livros para pais de primeira viagem

  1. Débora, parabéns pelo seu blog . Este assunto maternidade é sempre muito atual. Bebê não vem com manual de instrução e dividir experiências é sempre muito enriquecedor. Um grande abraço .
    Cidinha Jeha

    Curtir

    • Oi Cidinha! Obrigada pelo retorno! O blog é mesmo um espaço para que possamos trocar experiências. A possibilidade de “encontrar”, mesmo que virtualmente, pessoas que dividem os mesmos desafios e interesses é muito enriquecedor. Um beijo, Debora

      Curtir

  2. Pingback: Porque deixei chorar | maternidade hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s