Mãe e profissional: como a maternidade afeta sua carreira?

Ao tornarem-se mães, muitas mulheres são tomadas por uma série de dúvidas relacionadas ao futuro no trabalho. Os questionamentos são muitos, mas afinal, ter filhos atrapalha a carreira? Bem, há vantagens e desvantagens. Pensar em todos os aspectos nos ajuda a acertar os rumos e tomar as melhores decisões.

Mesa de Trabalho

Um estudo publicado pela Universidade de Chicago (Getting a job: is there a motherhood penalty? ou em português, Conseguindo um emprego: há penalização pela maternidade?) mostra evidências de que há discriminação de empregadores para a contratação de mulheres com filhos. Os pesquisadores realizaram um experimento com candidatos a empregos fictícios e entrevistadores. Foram mantidas constantes as qualificações e experiências dos entrevistados, variando apenas sua condição de ter ou não filhos. Verificou-se que as candidatas que também eram mães foram avaliadas como menos competentes e comprometidas com o trabalho do que as mulheres sem filhos. Porém, mesmo eventualmente haja discriminação, a maternidade pode trazer aspectos positivos para sua carreira.

MAIS: Mães que inspiram: Jessica Alba e sua empresa de 1 bilhão de dólares

Outra pesquisa, realizada para a Microsoft, avaliou como a chegada dos filhos afetou o desempenho de 2000 profissionais de 500 empresas. E as conclusões são animadoras: o estudo indica que criar uma criança melhora as habilidades essenciais dessas profissionais no trabalho. 62% delas afirmam que se tornaram mais capazes de realizar tarefas múltiplas depois de ter filhos. Quase metade melhorou suas capacidades de gestão do tempo e cerca de um quarto dizem ter se tornado mais organizadas.

Sem dúvidas, há barreiras a serem superadas pelas mães que mantém suas carreiras após a chegada de seus filhos. Você terá menos tempo e, mais do que nunca, será necessário que se organize para dar conta de tudo. Faça sua parte. Trabalhe para suplantar suas fraquezas mas sem perder o foco em seus pontos fortes. Pense sobre como a maternidade trouxe habilidade úteis para seu trabalho. É possível que você tenha se tornado mais forte e madura, seja mais capaz de trabalhar em equipe e lidar com pessoas. Reflita sobre isso e tenha essas conclusões na ponta da língua para sua próxima entrevista de emprego ou conversa com o (a) chefe!

Fontes: Getting a Job: Is There a Motherhood Penalty?Becoming a mother ‘makes women better at their jobs by sharpening their skills

Um comentário sobre “Mãe e profissional: como a maternidade afeta sua carreira?

  1. Pingback: As lições da vida corporativa para ser uma mãe mais eficiente e feliz | maternidade hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s