As lições da vida corporativa para ser uma mãe mais eficiente e feliz

Quando pensei em criar esse blog, me inspirei nas muitas mulheres super atarefadas que existem por aí. Não é fácil trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, fazer ginástica, manter o cabelo escovado, as unhas feitas e um sorriso no rosto. Para dar conta de tudo, há que ser um pouco Mulher Maravilha, sim. Mas melhor mesmo é ser bastante inteligente. Algumas lições apreendidas no mundo corporativo podem nos ajudar a ser mães mais eficientes e (o melhor!) mais felizes.

walking_together

Planeje

É difícil imaginar que uma empresa possa ser bem sucedida sem um bom planejamento estratégico ou que um projeto possa alcançar seus objetivos sem que haja um plano claro com tarefas, orçamento e cronograma.  A rotina doméstica funciona da mesma forma. Estabeleça planos claros, seja para grandes projetos ou para o dia a dia da casa. Pretende comprar uma casa? Tenha um projeto sobre que tipo de casa deseja, organize as finanças e estabeleça prazos para atingir o objetivo. Quer ter uma semana mais organizada? Aproveite o domingo para planejar o cardápio da semana e faça sua lista de compras. Antes de dormir, organize o uniforme e material escolar das crianças, consulte a previsão do tempo e já separe sua roupa de trabalho. Acordar com o dia organizado e planejado te ajudará a cumprir seus horários e manter seu bom humor!

MAIS: Mãe e profissional: como a maternidade afeta sua carreira?

Delegue

Em seu livro Trabalhe 4 Horas Por Semana – Fuja da Rotina, Viva Onde Quiser e Fique Rico,  Timothy Ferriss compartilha algumas lições que servem para fazer sua vida de mãe/profissional/dona de casa um pouco mais fácil. O título parece um tanto quanto utópico para uma mulher que acumula 1001 funções (e na verdade, o livro soa mesmo quase como um realismo fantástico), mas alguns segredos compartilhados por Ferriss trazem insights interessantes. Um deles é delegar o que pode ser delegado. Isso é uma lição valiosa para nós mulheres que queremos carregar o mundo nas costas. Aceite ajuda! E entenda que as pessoas dispostas a te ajudar não farão as coisas como você faria e isso definitivamente não é um problema. Aceite o jeito diferente de trocar a fralda usado pelo pai de seu filho, a maneira como a avó dá comida ou como a babá dá banho. Avalie o que realmente é importante de acordo com seus valores e aceite o restante. E isso nos leva ao próximo tópico…

Tenha Foco

O princípio de Pareto, ou princípio 80-20, nos ensina que 80% das consequências são provocadas por 20% das causas. Portanto, foque no que é de fato relevante! Não queira fazer tudo, dar conta de tudo. Pondere o que é fundamental para você, sua família e seus filhos, quais são seus valores e objetivos de vida. E mantenha o foco nisso, aceitando que o restante ficará em segundo plano. Quer um exemplo banal? Manter a casa limpa e organizada é um valor a ser perseguido, mas isso não significa que você não possa ter nenhum brinquedo fora do lugar ao deitar-se para dormir. Aceite algumas “falhas” e viva mais leve e feliz. Perfeição é bobagem!

5 comentários sobre “As lições da vida corporativa para ser uma mãe mais eficiente e feliz

  1. Pingback: 6 coisas que as pessoas felizes fazem nos primeiros minutos do dia | maternidade hoje

  2. Pingback: Mãe e profissional: como a maternidade afeta sua carreira? | maternidade hoje

  3. Pingback: O legado de uma mãe que trabalha fora | maternidade hoje

  4. Pingback: Quando a exaustão te obriga a parar | maternidade hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s