Já pensou em estudar durante sua licença maternidade?

Tornar-se mãe é um momento mágico e cheio de alegrias, ao mesmo tempo pode ser bastante solitário e difícil. Licença maternidade não são férias! Esse é um período de muito trabalho e entrega. Essa dedicação ao(s) filho(s) pequeno(s) é uma atitude nobre e de amor da mãe, mas não é necessário abandonar a si mesma e seus projetos pessoais, pelo contrário!

O conselho mais comum dado para as mulheres que vivem essa fase é reservar um tempo para si, como cuidar do cabelo e das unhas, encontrar com as amigas ou sair com o marido. Tudo isso é ótimo! E aqui vai minha dica: já pensou em aproveitar para estudar?

Mães que estudam

Associar desenvolvimento profissional e a jornada de mãe é uma alternativa para melhorar a autoestima, encontrar pessoas (mesmo que virtualmente), desenvolver-se e se preparar para voltar ao mercado. A alta disponibilidade de cursos online, combinada com a flexibilidade de horários e não exigência de afastar-se de casa fazem dessa modalidade de estudo a alternativa perfeita para as mães que estão em licença maternidade ou aquelas que decidem dar uma pausa na carreira enquanto seus filhos estiverem pequenos.

MAIS: Escolinha/creche, babá ou vovó? Prós e contras

Onde estudar? Algumas sugestões:

  • A revista Você SA (mar/15) trás sugestão de 20 cursos online gratuitos ou custando até 99 dólares. Há temas como inglês para negociações, administração de tempo e marketing para empreendedores, entre outros. Os professores? Grandes nomes como Marissa Mayers, CEO do Yahoo e o filósofo Mario Sérgio Cortella.
  • O Guia do Estudante sugere cursos online gratuitos promovidos pelas maiores universidades do país, sem necessidade de vestibular.
  • A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece cerca de 80 cursos gratuitos, online e semi-presenciais, em áreas como Administração, Gestão e Informática.

Minha experiência pessoal é de que vale a pena o esforço. Na minha primeira licença maternidade, escrevi grande parte de minha dissertação de mestrado. Na segunda, fiz um curso na FGV-Online. Meu veredito?  Não é fácil combinar cuidados de um recém-nascido e um curso, mas é possível e recompensador. Eu tive ajuda preciosa nos dois casos, é verdade. Se puder contar com alguém nesse projeto, aproveite a oportunidade.

Minha mesa de trabalho durante o Mestrado

Minha mesa de trabalho durante o Mestrado

Muita gente me pergunta sobre a experiência de estudar na FGV-Online. Eu gostei, tanto que fiz dois cursos lá. Mas esperava bem mais da plataforma. O curso não permite interação com professor e outros alunos em vídeo ou voz, apenas chat. Mas o conteúdo e a grife da universidade compensam.

Algumas dicas para manter o foco durante o estudo:

  • Se possível reserve um horário específico para estudar. Se puder, combine dias e horários com babá, marido, avós ou quem possa colaborar ficando com as crianças no período em que você for se dedicar aos estudos. Os horários de sono dos menorzinhos também podem ser aproveitados.
  • Feche sites e outros aplicativos. Resista a tentação de dar uma espiadinha rápida no Facebook ou WhatsUpp. Concentre-se para manter o foco!
  • Saiba que o estudo virtual requer dedicação, tanto quanto um curso tradicional.

Acredite e invista em você mesma! Manter a autoestima elevada é importante para você como mãe e também para seus filhos, você é o maior exemplo para eles! Ao ter pensamentos e atitudes mais positivas, você certamente se sentirá melhor e influenciará a harmonia de sua casa e família. Pense nisso!

4 comentários sobre “Já pensou em estudar durante sua licença maternidade?

  1. Pingback: Escolinha/creche, babá ou vovó? Prós e contras | maternidade hoje

  2. Pingback: Mercado de trabalho,voltei! | maternidade hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s