O avanço da dengue nos últimos meses preocupa a todos. Sim, você já sabe tudo sobre evitar o acúmulo de água limpa em pratos de plantas, pneus, calhas e tudo mais sobre o que fazer para impedir a proliferação das larvas. Mas a proteção das crianças, especialmente dos menores, ainda gera bastante dúvida. Quais as melhores maneiras de mantê-los longe da doença? O que usar e o que evitar?
Inseticidas químicos, sejam eles aerossóis ou de tomada, devem ser usados com cautela. Esses produtos são eficazes, mas também são tóxicos. Não use nos quartos de crianças menores de 3 anos.
A utilização de repelentes aplicados na pele depende da idade e da composição química do produto. A tabela abaixo resume o que pode ou não ser usado em cada idade:
Cuidado para não aplicar o produto em excesso ou em áreas de dobras, como a região posterior do joelho, onde o produto pode se acumular e ser levado à boca.
Evite o uso de roupas coloridas e perfumes florais pois esses atraem o inseto. Vista as crianças com roupas claras e que cubram o corpo o máximo possível. Peças brancas de algodão levinho protegerão os pequenos sem fazê-los morrer de calor! Manter as crianças em locais com temperatura mais amena ou com ar condicionado também é recomendado, já que os mosquitos não sobrevivem em temperaturas baixas.
Use mosquiteiro no berço e no carrinho durante os passeios – mas observe se não há nenhum mosquito por perto antes de fechar o mosquiteiro com o bebê dentro!
Fontes: G1, BabyCenter e Uol Mulher
Boa dica para mamães preocupadas com saúde dos pequenos
CurtirCurtir
Pingback: Xô Zika! | maternidade hoje